Masmorra Cultural

Seja Bem Vindo

Alguém ainda lê blog?

Crítica: "1 Contra Todos" - Nova série nacional produzida pela Fox [Sem spoilers]

Carlos Eduardo Fortuna, também conhecido como Cadu, está tendo um dia "daqueles". Absolutamente tudo dá errado desde o momento em que ele acorda, até chegar ao ponto em que ele é preso e acusado de ser o maior traficante do Brasil.

"1 contra todos", série sobre homem preso por engano, estreia na Fox FOX/Divulgação

Cadu é "gente como a gente". É um advogado, chefe de família que mora em uma humilde casa em Tatuapé, São Paulo. Passando por dificuldades financeiras que levam a desentendimentos com sua esposa gestante, ele se vê na mesma situação que muitos de nós brasileiros nos vemos todos os dias: ser honesto e se dar mal ou adotar o famoso "jeitinho" e levar vantagem sobre as outras pessoas? As primeiras frases de Cadu nesta empolgante produção nacional são:

"Eu me considero um cara bom, sempre tentei andar do lado certo. Eu devo ser o último idiota honesto desse país. Só que no Brasil, isso parece defeito".

Acontece que Cadu é realmente muito honesto. Porém, como o título desse episódio diz: A justiça é cega.

Ao longo de seus 44 minutos o episódio surpreende quando trata dos dramas particulares de Cadu (interpretado com extrema competência por Júlio Andrade) e sua família: a aproximação criada entre os personagens e o espectador ao mostrar que ele é apenas um homem comum funciona muito bem graças, principalmente, às atuações muito orgânicas do elenco. 

Dessa forma a série consegue te fisgar e desde os minutos iniciais fazer você torcer para o protagonista, ou seja, o drama é realmente envolvente pois desperta a mesma sensação que a aclamada "Breaking Bad" despertou: poderia ser você em uma situação dessas.

O diretor Breno Silveira (que ficou a cargo de outras produções nacionais como "2 Filhos de Francisco" e "Gonzaga - De pai para filho") trabalha muito bem o enredo e dá um tom interessante a trama, determinando bem quais serão os papéis de cada personagem e demonstrando que alguns deles tendem a evoluir ao longo dos episódios. Um ou outro personagem esbarra na atuação "não tão boa" dos atores encarregados de dar vida a eles, mas nada que estrague a experiência. Na verdade o nível de atuação da série é nivelado por cima.

Diversos coadjuvantes com potencial são apresentados nesse primeiro episódio, ajudados enormemente pelas falas que possuem o tom correto: não soam forçadas ou clichê, como ficamos acostumados a acompanhar nas famigeradas novelas da televisão aberta. Guardadas as devidas proporções, 1 Contra Todos está mais para algo como o excelente filme "Carandiru". 

E isso é um mérito enorme da ambientação criada nas cenas. A produção nacional consegue passar a sensação de veracidade em vários momentos, com destaque para a cena da prisão de Cadu e para o apresentador do noticiário policial sensacionalista, uma caricatura de Datena misturado com Gil Gomes (que atribui o apelido de Dr. do Tráfico à Cadu). Além disso, a produção se atentou bastante ao recriar cenários e caracterizações fiéis ao ano em que se passa: 2001. Mais um ponto que traz imersão e verossimilhança à história que está sendo contada. Aliás, o enredo é empolgante, uma daquelas histórias tão pitorescas e improváveis que nos fazem querer saber o que acontecerá em seguida.

Apenas ilustração - a cena da imagem não está no primeiro episódio.

Outro ponto marcante da série é sua abertura: uma montagem excelente de cenas da temporada, acompanhadas pela marcante música "Não Existe Amor Em SP" do cantor Criolo.

Como nem tudo são flores, há algumas escorregadas nesse episódio piloto: todo a situação da condenação do protagonista é tratada de forma rasa, sem muitas explicações. Fica a impressão de que tudo foi meio corrido para que o primeiro episódio já terminasse estabelecendo que Cadu terá que mudar completamente se quiser sobreviver na cadeia: ali não é um lugar para homens honestos.

O primeiro episódio de 1 Contra Todos é muito eficiente no que se propõe: apresentar uma história, fazer com que o espectador se afeiçoe ao protagonista e a seus dramas e deixar o gostinho de "quero mais". Percebe-se que há muito potencial na série. Muitos reclamam que as produções nacionais não são de qualidade e 1 Contra Todos surgiu para colocar de vez um ponto final nisso. A qualidade é enorme e tem tudo para se transformar em uma excelente temporada se seguir os passos do primeiro episódio. Acompanharei a série e ao final da temporada trarei um veredito.

Trailer:


1 Contra Todos já está sendo exibida no canal FOX Action da FOX+ toda sexta às 23h e estreiou na FOX tradicional no dia 20 de junho, às 22h.

Se assistir ao episódio, compartilhe sua opinião na seção de comentários. Gostou do post e quer indicar a série aos seus amigos? Compartilhe o post no Facebook e aproveite para curtir a página do Masmorra.

Um enorme obrigado se você leu até aqui, de verdade. Abraço, espero te ver em minha masmorra de novo. 

Compartilhe:

SOBREMIM

Sou Henrique Simão, sempre (mesmo) gostei de escrever, ler, jogar videogame e assistir filmes. Então decidi juntar todas essas coisas em uma: criei o Masmorra Cultural. Mas o que faço da vida não tem nada a ver com tudo isso, cursei 1 semestre de Jornalismo e tive que sair do curso. Hoje faço faculdade de Gestão Empresarial e trabalho em um Escritório de Gerenciamento de Projetos. Escrever é meu passatempo, jogar, ler e assistir também, porém continuo atrás de meu sonho que é escrever um livro, pelo menos um, aproveitando as milhares de ideias que surgem todos os dias. Amo música e futebol também, tenho constantes embates internos com meus sentimentos e filmes de romance, em minha opinião, são os que mais se aproximam de um retrato da realidade

Participe da Conversa

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário